?

Projecto ICT | Legislação | Estatísticas | Ciência | Carreiras | Notícias | Braille

?

?

1. Portugal

Os dados à escala nacional dos cegos revelados pelo Instituto Nacional de Estatística relativos a 2001 apontam para 16,1 pessoas com incapacidade para ver em Portugal por cada mil habitantes, representando um universo de 163569 pessoas e correspondendo a 1,6 % da população total residente.?

?

População com deficiência visual relativamente à actividade económica

Verifica-se que apenas 43% da população com deficiência visual com 15 ou mais anos é economicamente activa, contra uma percentagem na população geral de 57%. Na população deficiente visual sem actividade económica, apenas 12 % são estudantes em contraste com o que acontece na população geral (18%).

?

?

?

População com deficiência visual versus nível de instrução

Os níveis de educação da população deficiente visual revelam profundas diferenças em comparação com a população em geral e em particular uma baixíssima percentagem (abaixo de 1 %) relativamente à educação de nível superior.

?

?

?

Referências

SNR (1996) "Inquérito Nacional às Incapacidades, Deficiências e Desvantagens - Resultados Globais", ?Secretariado Nacional de Reabilitação, Caderno n.º 8, 1996.

INE (2002) "Resultados Definitivos Censos 2001 - Portugal, Instituto Nacional de Estatística", Lisboa, 2002.

Gonçalves, Cristina - Enquadramento Familiar das Pessoas com Deficiência: Uma Análise Exploratória dos Resultados dos Censos 2001. Revista de Estudos Demográficos, 33 (2003), 69-94.

?

TOPO

2. Europa

União Europeia

Os níveis de ensino na União Europeia são inversamente proporcionais aos níveis de deficiência.?

A proporção de pessoas ?de 16-64 anos sem qualquer incapacidade que completam o nível superior de ensino em 1996 (18 %), era o dobro em relação as pessoas com deficiência severa (9 %) para o mesmo nível de ensino.

Em relação ao nível secundário de ensino, mais de metade da população com deficiência severa (58 %) e 40 % da população sem qualquer incapacidade não completam este nível.

Uma maior proporção de pessoas sem qualquer incapacidade completam o nível superior de ensino na Dinamarca (32 %), Finlândia (31 %), Bélgica e Inglaterra (ambos 25 %) do que nos outros países da União Europeia. Também, uma maior proporção de pessoas com deficiência moderada na Bélgica e na Dinamarca (ambos 25 %), e com deficiência severa na Bélgica, na Dinamarca e na Alemanha (todos com 14 %) completam o nível superior de ensino?do que nos outros países da União Europeia.?

Uma maior proporção de pessoas com deficiência na ?ustria, Holanda e Alemanha completam o nível secundário de ensino do que nos outros países membros.

Menos pessoas com deficiência em Portugal completam o nível secundário de ensino do que nos restantes países membros.

?

Espanha

Um estudo realizado pelo Instituto Nacional Estadística em 2000, aponta para 1010169 pessoas com deficiência visual correspondendo a 2,6 % da população total.

?

Inglaterra

Foram registadas em 2006, 152455 indivíduos cegos e 155200 indivíduos com dificuldades visuais graves.

?

Referências

INE (2000) “Encuesta sobre Discapacidades Deficiências y Estado de Salud 1999. Avance de Resultados. Datos básicos?, Espanha, Instituto Nacional de Estadística, Madrid 2000.

Comissão Europeia (2002) “Health Statistics – Key Data on Health 2002 – Data 1970-2001?, Theme 3 – Population Social Conditions.

The Information Center, adult Social Care Statistics (2006) “Registered Blind and Partially Sighted People Year Ending 31 March 2006?, Inglaterra.

?

TOPO

3. América do Sul

Brasil

No Censo Demográfico Brasileiro de 2001, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), declararam-se como deficientes um total de 24,5 milhões de pessoas.
Dessa população, 48,1% apresentam deficiência visual ou seja 11784500 pessoas correspondendo a 7 % da população brasileira.
A deficiência visual é a deficiência que aparece em maior percentagem. Esse alto índice?explica-se pela combinação de dois factores: o envelhecimento populacional e a própria ampliação pelo IBGE do conceito de deficiência visual, que não se restringe apenas a cegueira, como também aqueles que apresentam dificuldade permanente de visão, seja ela corrigível ou não.
Com relação à escolaridade o Censo de 2001 revela que a taxa de alfabetização das pessoas de 15 anos ou mais, na população em geral, era de 87,1%; já entre as pessoas com deficiência era de 72%. Ainda neste aspecto, a questão do acesso à escola que para a população de 7 a 14 anos estava praticamente universalizado no ano 2000, mostra que para a população com deficiência a realidade é outra. A taxa de escolarização das pessoas com deficiência nessa mesma faixa etária era de 88,6%, caindo para 74,9% no caso de deficiências severas e para 61% no caso de deficiências físicas permanentes.

?

Referência

Almeida Ana L. J.- A pessoa com Deficiência em Portugal e Brasil: Desafios para acções em Saúde. Hygeia, Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, 2 (2006), 47-56.

?

TOPO

?

4.Estados Unidos da América

Em 1994-1995, existem aproximadamente 1,3 milhões de americanos com graves dificuldades de visão correspondendo a 5 pessoas? cegas por cada mil habitantes.
Aproximadamente 55% dos indivíduos com graves dificuldades de visão ou? cegueira não conseguiram concluir o ensino secundário, na população geral é de 20 % para a mesma faixa etária. Foram encontradas diferenças muito menores entre estes dois grupos em relação a conclusão do ensino superior.
?

Referências

The Lighthouse (1995) “The Lighthouse National Survey on Vision Loss: The Experience. Attitudes, and Knowledge of Middle-Aged and Older Americans?, Nova Iorque: The Lighthouse Inc.
U.S. Department of Education (1999) “Twenty-first annual report to Congress on the implementation of the individuals with Disabilities Education Act.?,? Washington, DC.: General Government Printing Office.

?

TOPO

Webdesign: